3 de agosto de 2009

Falso fios de ovos


O que faz um bom cozinheiro e um bom comilão, muito mais do que técnicas, são boas referências. Já falei algumas vezes que o mais importante na hora de comer é seguir o paladar. Cada um percebe a comida de um jeito diferente e essa relação não é só química ou fisiológica, é muitas vezes psicológica!!

Falo isso para explicar um dos pratos mais simples e mais legais que faço no Marcel: o falso fios de ovos.

A idéia é boba mas o resultado é bem surpreendente: descasque uma manga e coloque no congelador por 2 dias, retire do congelador e rale em um ralador comum.. O aspecto é de fio de ovos e a textura de sorbet de manga ( SEM AÇÚCAR, SEM NADA MAIS).

E a história das referências????

Pois é, se o comensal não conhece os fios de ovos original, o prato deixa de fazer sentido, vira um sorbet de manga simples, gostoso, mas sem emoção..

Tá vendo?? Comer não é tão simples...


12 comentários:

  1. independente da referência, essa sobremesa é uma das melhores que já comi.

    parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Fui ao Marcel ontem e seu menu degustação é excelente. Impressionante a precisão e clareza dos sabores, parabéns. Só precisa agora trocar de time...

    ResponderExcluir
  3. Rapha, farei pro meu pai que é diabético e para mim que adorei a sobremesa.
    Ah, ainda esta semana levarei o livro.
    Beijo,
    Daniela Fonseca (dafsp@terra.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Raphael, estou querendo levar minha namorada para jantar em um restaurante francês e gostaria que fosse o Marcel. Infelizmente tenho alergia ao glúten e gostaria de saber se existe algum prato no menu que não tenha este "ingrediente".

    Obrigado!

    Fernando Pereira (fernandobp@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  5. Fui no week e amei o marcel,voltarei mil vezes...a proposito...o po de azeitona é segredo ou posso ter em casa?

    ResponderExcluir
  6. Raphael, conheci o restaurante em uma reportagem no site da Uol e cheguei a fazer o Suflê que ensinou e ficou ótimo!

    Então tive a oportunidade de conhecer o restaurante durante a Restaurant Week. Lógico que experimentei o Suflê... e a salada estava divina! Com certeza quando estiver em São Paulo irei mais vezes.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com simples e sensacional.
    Também fui surpreendido pela simplicidade e pelo resultado fantástico ao experimantar esta pré-sobremesa como o Raphael chamou.
    O pior, eu nem gosto de fio de ovos e quando chegou a mesa (em um menu degustação) pensei: Estou frito...mas experimentei e a surpresa foi muito mais positiva do que esperava.
    Parabéns ao Raphael pela busca de novas formas, ingredientes e pelos resultados.
    Marcelo Traldi

    ResponderExcluir
  8. vamos atualizar o blog?

    grato!

    abração!

    ResponderExcluir
  9. Oi Raphael,

    eu acredito que comer é sim um dos prazeres mais simples da vida e ao mesmo tempo o mais simples pode ser tão elaborado, sofisticado e encantador como seus "fios de ovos"...adorei. Adorei seu blog e estou aqui passeando por ele.
    Paula Labaki

    ResponderExcluir
  10. Oi Raphael,vi sua apresentação aqui no Recife,no Evento Prazeres da Mesa,faço o curso de gastronomia na faculdade Mauricio de Nassau,vi os videos, estou indo para o segundo período agora e vou dar cozinha francesa gostaria que mandasse algumas receitas francesas.Achei muito interessante os fios da manga congelada(amo manga) parabéns pela apresentação e pelo amor que sente pela profissão. meu e-mail é liwind2004@hotmail.com.Agradeço antecipadamente e espero sempre mantermos contato!! Sucesso

    ResponderExcluir