5 de junho de 2009

Valeu Razukão!!!

Uma vez me falaram que tinha um cara no Brasil que fazia uniformes de cozinha melhores do que os da Bragard. Sempre quis ter um Bragard, aquelas dolmas de algodão com um milhão de fios que deixam qualquer um com cara de chef estrelado, corri atras e descobri que o nome dele era André Razuk. Lembro que eu tinha acabado de fazer 20 anos, começava a tomar conta do cardápio do Marcel e morria de medo de fazer alguma besteira.


Alguém havia me prevenido também que o tal do Razuk fazia as dolmas do Laurent e que não aceitava trabalhar para qualquer chef metido à besta, pensei logo: "po, eu posso ser um quase cozinheiro, mas metido a besta não!" resolvi então ligar pra ele.....


O telefone tocou e eu apreensivo ... pã.... pã... :


A .R. : Alô!


eu : opa, tudo bom?


A. R.:tudo .. quer falar com quem?


eu: então, eu queria fazer uma dolma, é com voce? ..


Na verdade não lembro bem como terminou a conversa, só sei que não liguei mais e nem fui ao atelier do Razuk, acho que fiquei com medo do cara me achar um "chef metido a besta", imaginava que o André era um velhinho carrancudo daqueles que fabricam violinos preciosos e que não queria qualquer aprendiz estragando suas obras...


Um tempo depois conheci o cara... Talitha, grande cozinheira e amiga, que trabalhava comigo no Marcel, era super amiga dele e vivia me falando: "Raphael , não é possível, olha essa sua dolma, que coisa ridícula! faz uma com o Razuk, ele é meu amigo!! " Ela falou com o Razuk que decretou: só faço a dolma se a comida for boa!



É lógico que era brincadeira, o Razuk é um cara tranquilão, gente boa (autor até de músicas de capoeira e do meu apelido de Dispiritus haha) nada parecido com o velhinho do mal que eu imaginava. Ele foi ao Marcel, comeu bem (eu espero..) e depois de algum tempo me mandou algumas camisas novas. As camisas sim, eram como haviam prevenido, melhores que a Bragard, com um caimento fantástico e bem estilosas.


Na verdade, o objetivo do post, além de valorizar o trabalho de um grande artesão, importantíssimo para a gastronomia brasileira, é contar que quinta-feira passada recebi um dos melhores presentes da história: A minha dolma com o símbolo do Corinthians!!!



André Razuk Uniformes- Fone: (11) 5097-9614


8 comentários:

  1. Sei não, Raphael.
    Será que a comida sai boa com um distintivo desse por perto?
    Abraços e parabéns pela dolmã nova!

    ResponderExcluir
  2. Julinho
    Ainda não tirei mas vou postar!

    Alhos
    É lógico.. heheh

    ResponderExcluir
  3. O cabeção é bom mesmo. Não tem para ninguém.

    Conheço o Razuk já a uns 10 anos e sempre me impressiono com a qualidade do trabalho dele. Melhora a cada ano.

    O cara faz com amor e dedicação; isso é importante.


    Agora..... dolmão do Cor.... (nem consigo escrever esse nome horendo)... aí não dá. Acho que quando eu for ao Marcel de novo, vou com a minha camiseta do Palmeirão..... você vai me servir?

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Que que !!!!!! todo mundo lambendo o saco do Razukão ...o cara é o maior enrolador!!!! Demora uns 30 anos pra entregar meia duzia de Dolmã e quando vc pergunta sobre ele responde com a maior cara de pau ....ué eu não entreguei ? Brincadeiras a parte, Razukão alem de gente fina e um adorador de comes e bebes,é o melhor na sua area.
    Abs Razukão e abs Despirite.

    ResponderExcluir
  5. Flavio
    Lógico palmeirenses são sempre bons fregueses!!hehe

    Benny
    hahaha.. boa!

    ResponderExcluir
  6. Ronaldo, brilha muito no Corinthians.

    Raphael, brilha muito no Marcel.

    Rapaiz,

    Você manda muito bem na cozinha. Comi o melhor ovo da minha vida no seu restaurante.

    Sou jornalista desencantado e me arrisco na cozinha de casa. Você acredita que um cara com essa formação ridícula de jornalista consegue trabalhar numa cozinha sem fazer faculdade de gastronomia, curso de chef, etc? Queria ser treinado por um chef... Não por uma escola. Enfim, se você achar isso possível, me avise que começarei a minha mudança de vida.

    Saudações tricolores. Antes de zoar o tricolor, por favor, um minuto de silêncio!

    ResponderExcluir
  7. Opa, muito obrigado...
    Dá sim, o que importa é ter vontade e um pouco de talento..
    E melhoras ao tricolor... ta ficando sem graça jogar com vcs! hehe abraço

    ResponderExcluir