20 de junho de 2009

Coma orgânicos??? Desculpe o mau humor...


Em casa, depois de um dia tenso no restaurante, assistindo um daqueles filmes repetidos (Steven Segal persegue os bandidos que mataram sua mulher, sua filha ou seu cachorro, sei la...), o filme é interrompido e entra o comercial: um cara passeia pela feira pega uma maçã e da uma mordida .... de repente uma chamada daquelas padrão do governo federal fala: Coma orgânicos!!!
Confesso que fiquei consternado..talvez até meio puto..
Explico:

Alguma parte dos produtos que utilizo no Marcel é de origem orgânica, gostaria bastante de utilizar apenas produtos orgânicos, não por filosofia hippie ou coisa parecida, mas por que são mais saborosos e por que posso ficar com a consciência tranqüila em relação à saúde dos meus clientes, no entanto, é quase impossível encontra-los no mercado!!!

Toda terça feira levanto cedo e saio correndo para o Parque da Água Branca, é lá que fica uma das mais importantes feiras de orgânicos de São Paulo, localizada em um galpão semi abandonado, com poucos e heróicos produtores, a feira parece estar sempre com data marcada para fechar ...

Ao mesmo tempo em que a feira da Água Branca definha, as grandes redes de supermercado começam a distribuir produtos orgânicos, iniciativa fantástica e importantíssima, o único problema nesta equação é o preço, ao passar por intermediários, ao contrario do que ocorre na feira, o produto fica caro e distante do orçamento da população...


Termino o filme e vou dormir , amanha tem feira.. ou não..

6 comentários:

  1. Salve Rafael,

    Estes orgânicos de supermercado são muito bonitos para serem vendidos como tal. Na verdade, eu não sei como estes produtos são produzidos, quem certifica, e o que caracteriza um produto orgânico. Um pouco mais de informação sobre o plantio, inclusive o aspecto social do pequeno agricultor, iria melhorar muito a procura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola Ricardo, na feira da agua Branca os produtos são bem bonitos tambem...
    Também tenho alguma desconfiança em relação as certificações, gosto da feira pois tenho maior contato com o produtor..
    da uma olhada nesse site, tem algumas informações: http://www.portalagricultura.com.br/
    abs!

    ResponderExcluir
  3. Off topic:
    O mau humor é porque o post é de 20 de junho, pois se fosse no dia 22, após a vitória do timão por 3 a 1 no freguês São Paulo, acho que mudaria de tom... ahuahauhau.
    Abraços, Gourmet Blasé!

    ResponderExcluir
  4. Caro Raphael, acabei de encontrar o teu blog, meio sem querer. Me chamou atenção o nome, Cozinha Biológica, e qual não foi a minha surpresa ao ver que você é chef do Marcel, um dos meus restaurantes favoritos!!

    A feira de orgânicos que acontece às 3as. feiras na Água Branca é realmente lastimável, mas você precisa ir conhecer a feira, lá mesmo, que acontece aos sábados!! Uma variedae muito maior de produtos e produtores, muito bate papo gostoso e sempre alguma novidade ou ingrediente secreto.

    Vale a pena, mas você precisa chegar cedo, muito cedo!!!

    ResponderExcluir
  5. Raphael Durand, primeiramente parabéns pelo trabalho e pelo seu blog, muito bacana mesmo!

    Raphael, eu sou Eng. Agrônomo e trabalho com agricultura orgânica. Desenvolvo alguns trabalhos com o SENAR-SP (Serviço Nacional de Apredindizagem Rural) com cursos de Olericultura Orgânica e cursos de Tomate Orgânico.
    Neste ano de 2010 entrará em campo uma empresa chamada ECODATERRA onde fará a aproximação do consumidor com o produtor.

    Gostaria que vc conhecesse o trabalho a ser implementado pela ECODATERRA. Podemos trocar algumas informacoes a respeito???

    Atenciosamente,
    Eng. Agr. Diego Mendes

    ResponderExcluir