18 de maio de 2009

Rã com creme leve de alho e azeite de cebolinhas francesas



A primeira vez que vi um prato de rã na minha vida foi na época que o Marcel era ainda na Lorena. O chef Chicão, que aprendeu o ofício com meu avô e com quem tive o prazer de trabalhar em Fortaleza, mandou lá de dentro daquela cozinha minúscula, várias perninhas de rã cobertas por manteiga de escargot, não lembro se experimentei ou não, mas talvez por achar aquilo meio estranho o prato ficou na minha cabeça.




Um tempão depois, lendo alguns livros na saudosa Mille Foglie, vi uma receita de rãs com purée de alho e jus de salsinha do chef Bernard Loiseau, um dos pratos símbolos de uma cozinha leve e de sabores puros que se espalhava pela França uma década antes de eu nascer. Um estilo de cozinha com o qual me identifico muito e que apesar de já ter alguns bons anos de idade desde a "cuisine minceur" de Michel Guérard continua atual.




No começo do ano, comecei a testar algumas utilizações para o inhame, uma das idéias que tivemos foi utilizar o inhame para substituir o creme de leite em algumas receitas de molho e foi daí que surgiu o creme de alho desta receita, é uma emulsão de alho , inhame e azeite de oliva.

Existem algumas combinações que deveriam ser sempre respeitadas e uma delas é a rã com alho, por mais que o cozinheiro faça milhões de alquimias, alguns ingredientes já nasceram com casamento prometido, basta seguir a tradição.








7 comentários:

  1. Raphael
    Comi uma rã com emulsão de aspargos e (se não me engano) aspargos em tiras aí no Marcel, por volta de setembro/outubro do ano passado. Estava ótima.
    Mas essa, com creme de alhinhame (ou inhamalho?) parece mais interessante.
    As rãs já deviam nascer temperadas no alho...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Despirite meu caro ,
    Servimos durante alguns anos no ICI a Rã ao estilo Bernard Loiseau,delicia de prato.Faziamos como esta da foto,um jambonette.
    Hoje servimos as rãs de uma maneira mais rústica, mais roots(como diria Talitha , a Jaga !!!)Inteirinhas da cintura para baixo,perninhas cruzadas...charmosas moças, sobre uma cama de tomate fresco, misturado a pasta de alho bem suave e um banhozinho de manteiga de escargot... Alho...sim sempre ! abs Benny !!!

    ResponderExcluir
  3. Alhos
    é como tomate e manjericão

    Benny
    Charmosas moças de casamento prometido prontas para serem comidas.. ta parecendo Nelson Rodrigues..heheh

    ResponderExcluir
  4. Deu fome....vou almoçar. Pena que tô longe daí e no boteco da esquina se tiver 'perninha' com certeza é de outro bicho.
    E que vinho harmonizará com rã?

    ResponderExcluir
  5. hahah
    isso ja é com voces.. mas vai bem com cerveja tb!
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Fala Dispiritus;

    Crescí comendo rã a doré.

    Como os Domingos eram dias de almoço na casa da nona, cada um fazia alguma coisa. Tinha um tio meu, grande figura, que passava no Arouche e trazia uma bandeja enrome embrulhada naqueles papéis cor de rosa com barbante.

    Quando ele chegava era uma festa. Não tinha alho, mas tinha limãozinho espremido.

    Que saudades de curtir e não ter conta para pagar... avida era muito boa e eu não sabia.

    Estou devendo uma visita..... vou dar um jeito logo!!

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Flavio
    Rãs, Arouche...
    Elas vinham do Parreirinha?
    Tremenda saudade. Até da vitrine, que muitos achavam meio assustadora.
    Abraços!

    ResponderExcluir