25 de maio de 2009

Vaga para estagiário e ajudante de cozinha!



Outro dia, em uma mesa redonda no Senac, estava sentado ao lado de grandes cozinheiros como André Saburó e Celso Freire falando para alguns alunos sobre o futuro da cozinha e outros assuntos recorrentes em mesas redondas de faculdade, aquele blá , blá , blá de sempre sobre como é difícil a profissão e como os profissionais devem estar bem preparados.. coisas que 90% dos alunos fazem cara de que compreendem, mas que 97% não absorvem nada.



Sou um entusiasta das faculdades, dou total prioridade para estudantes na hora de contratar, quero ter um monte de gente qualificada trabalhando comigo, quero pessoas que puderam escolher a sua profissão e que optaram pela cozinha pela paixão que ela inspira.


Seria lindo!!! Mas o cenário não é bem esse... Cada vez mais vejo que o pessoal adora papo furado, todo mundo quer viajar pelo Brasil, ser descolado, fazer uma tatoo do Escoffier nas costas e filosofar sobre as origens das coisas.. Pouca gente sabe que vai ganhar pouco, ficar um tempão de pé, cortar brunoise e limpar camarão.

Se você faz parte do pessoal que esta afim de cozinhar entre em contato!


Vaga de estágio e ajudante de cozinha! ( o que interessa no post)

17 comentários:

  1. é uma tristeza esses estudantes...outro dia um faltou e falou na cara do chef, ah dormi até a 1h da tarde, por isso nem vim. Total falta de respeito e de noções de hierarquia e do se espera de um cozinheiro.
    complexo
    abs
    Fernanda(sal)

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda , isso é absurdamente comum.. Mas vamos confiar nesses 3 %.. é nosso futuro!!
    abs

    ResponderExcluir
  3. Bem vindo ao clube meu caro!!

    Dê uma olhada no meu blog nos post "prucura-se confeiteiros". Vou dizer para você que recebí apenas um CV e de uma menina que deve dormir com uma bonequinha de Hello kitty em um quarto cor de rosa e que diz que ama a profissão desde que saiu do ventre da mãe.

    Posso passar dias contando histórias de pessoas que foram embora dizendo que estavam com olheiras demias ou queriam ir a praia surfar etc etc.

    Uma constatação muito triste e mais do que isso, uma dificuldade para nós que somos sérios e precisamos de bons profisionais ao nosso lado.

    Além de tudo, não há respeito aos que vieram antes. Estou no mercado a quase vinte anos e ralei muito (e ralo ainda), para chegar aonde estou. O estagiário ou chefinho vem trabalhar comigo, aprende (ou não) e sai fora dizendo que.... somos muito duros, não somos tudo isso e blá blá blá. Vai trabalhar então e construir o que construí sem ajuda de ninguém e sem o $$ do papai!!

    Não adianta falar. A moda de gastronomia e a mídia estão acabando com a profissão.

    E tenho dito!!

    Abs e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Raphael
    Não conheço o bastidor das escolas de gastronomia e dos restaurantes. Meu mundo é outro, embora nele haja coisas (e atitudes) similares.
    Mas, ao ler seu post, me lembrei de uma cena gozada.
    Outro dia, ao lado da minha mesa, estava uma moça "formada em gastronomia", como ela e seus acompanhantes proclamaram várias vezes durante a refeição.
    E a moça "formada em gastronomia" ficou em dúvida se o que comia era peixe ou frango...
    Não era um problema do prato: minha mulher comia um igual e ele tinha precisamente o gosto de cherne que devia ter.
    Talvez o glamour substitua também o básico: o treino do paladar.
    Para fechar: sabe onde isso aconteceu? Ora, no Marcel.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Alhos
    Fantástico!! mais preocupante do que a falta de vontade é a falta de referencias do pessoal, saber comer as vezes é mais importante do que saber cozinhar...

    Flávio
    Já tinha lido o post e até deixei um comentário...
    Sou um mega sortudo por seguir um negócio que meu avô e meu pai lutaram para montar e manter... admiro absurdamente caras como voce que desenvolveram um trabalho com personalidade própria...
    Em relação a midia há duas formas de ver a cozinha: uma séria que divulga o trabalho dos cozinheiros e outra que insiste na idéia do chef celebridade, desfilando pelo salão e forçando um sotaque frances..

    ResponderExcluir
  6. Acho importante deixar consignado a todos que faculdade, curso etc não substituem a experiência e o tempo de janela.

    Ninguém aprende ou cresce da noite para o dia. Precisa de tempo e dedicação que poucos estão dispostos a suportar. As pessoas hoje em dia querem tudo na hora e não tem paciência para esperar. Ninguém nasce e sai andando e falando; correr então, nem pensar.

    Alunos de gastronomia? Posso, também passar dias contando as barbaridades que já ouvi e passei com eles.

    Não acho que seja culpa só das faculdades, mas da educação de nosso povo em geral.

    Outro dia uma estudante de gastronomia foi a minha loja e disse que queria experimentar os "famosos macarons do chef Flavio". Disse que queria ver se eram bons mesmo como diziam, pois ela entendia do assunto como ninguém. Não gosotou!!

    Fico feliz em saber que não estou sozinho na busca por uma profissão melhor e que cada vez mais pessoas estão cobrando isso.

    Ter a possibilidade de seguir o negócio que seu pai e seu avô lutaram para manter pode ser sorte, mas tocar com maestria, dar a cara para bater e ter a coragem de mudar; isso é capacidade; coisa que poucos tem.

    Desculpem a tese...

    Abs

    ResponderExcluir
  7. Valeu Flávio!! quanto mais agente falar sobre isso melhor...
    pode parecer meio chato o debate, mas chato mesmo é receber de um cara, como o especialista em macarons, um cartão de chef consultor.. e isso acontece ..demais..
    abraço

    ResponderExcluir
  8. Raphael,

    O problema que vocês tem, acontece em todos os ramos. O cerne da questão é que não se tem e não se valorizam mais as atitudes. Não se vê gentileza no dia a dia, um obrigado sincero, uma deferência respeitosa. Henry Ford dizia que as pessoas vão a escola aprender o que todo mundo já conhece. Informa-se muito sobre técnicas e métodos mas não se transforma nada na alma. O resultado é o que estamos vendo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Ricardo...concordo que as vezes falta alma mesmo!
    abraços

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente e assino em baixo.

    Educação é algo muito difícil hoje em dia. Não importa a classe social. Falta educação às pessoas. Não diria nem pelo simples bom dia, o qual não ouço muito, mas por coisas que as pessoas falam sem se preocuparem com o resultado.

    Além disso, falta força de vontade, empenho e dedicação dos profissionais em qualquer área. Poucas pessoas tem alguma ambição ou querem assumir responsabilidades.

    A impressão que tenho é a de que todo mundo quer tudo na mão o mais rápido possível e sem esforço. Já repararam que as pessoas lotam as lotéricas quando a mega sena está acumulada? E quando não está? Será que 2 milhões é pouca grana para apostar?

    Leiam a matéria da época sobre alunos de gastronomia e escolas. Está muito boa.

    abs

    ResponderExcluir
  11. Olá a todos.

    Sei que a discussão aqui é de "gente grande", mas não posso deixar de expor meu ponto de vista sobre o tema, e vocês já vão entender o porquê.
    Sou advogada, formada há 6 anos, e ano passado decidi começar a faculdade de gastronomia. Eu realmente não quero advogar para sempre, e o meu plano é (ou era) fazer a faculdade, tentar arrumar um estágio que fosse possível conciliar com o meu atual trabalho, e dessa forma largar o escritório de vez. Não tenho "medo" nenhum de trabalhar, ficar em pé ou cortar brunoise, mas vocês tem razão: realmente vi na faculdade muito jovenzinho que foi parar lá porque a faculdade "tem só dois anos", ou pq "não tem que ler"... vejo o mesmo problema da falta de educação e de comprometimento com os estagiários de direito aqui do escritório, é bem complicado.
    Por outro lado, senti na pele a dificuldade de ter 29 anos e procurar um estágio na cozinha: simplesmente ninguém quis me contratar, muitos descartavam a hipótese só de ler o meu currículo, pois diziam que uma pessoa com 29 anos, formada em direito e etc com certeza não ia "ficar em pé e cortar brunoise".
    Aí eu pergunto a vocês, que tem experiência na área: se acham que a molecada está muito descomprometida, também não acreditam que alguém mais velho vai se comprometer, talvez porque o salário seja baixo, o trabalho muito, não sei. O que é que faz vocês acreditarem no comprometimento do "candidato a cozinheiro"? No meu caso, voces acham que a minha idade pode assustar os chefs, que as vezes podem ser até mais novos que eu e de repente se sentem desconfortáveis com isso?
    Desculpem a intromissão, mas eu realmente fiquei desapontada quando tentei trabalhar, e estava com toda a disposição do mundo, mas sofri , digamos, um preconceito as avessas!
    Espero que tenham me entendido!
    E Raphael, parabéns pelo seu blog e pelo seu trabalho.

    ResponderExcluir
  12. Juliana , muito obrigado pelo comentário.Concordo que existe essa restrição em relação a idade, mas neste caso, não é úm aspecto do mundo das panelas e sim do mercado de trabalho geral.
    Em relação a sua pergunta, a princípio acredito no comprometimento de todos que me procuram para trabalhar, é necessário um tempo de experiencia para analisar o candidato.
    abs

    ResponderExcluir
  13. Sou servidor público mas largava tudo pra passar o dia descascando batata e cortando cebola até merecer finalizar algum prato! ;)

    Boa sorte na busca (e se ainda estiver precisando de estagiário, tenho as noites livres! E sou bom no trato com o público também.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. olha comeceio a ler suas observaçoes meio por acaso e acabei me interessando pelos seus comentarios imaginando se você um velho rsrs nao acreditei quando vi sua foto e idade, muito legal mesmo meus parabéns eu tenho 40 anos e estou no primeiro periodo de gastronomia é para ti ser franca talvez por nunca ter tido como fazer uma faculdade so agora pintou a oportunidade tenho sentido muitas dificldades mais nao quero desisti. bom queria verdade ti parabenizar gostei muito mesmo do qeu escreve. um grande abraço

    ResponderExcluir
  15. obrigado Eliane, que bom que voê gostou do blog!
    um abraço

    ResponderExcluir
  16. Chef de cozinha hoje eh Chique, eh aparcer nas revistas de celebridades e quem sabe ate uma pontinha na novela das 8. Fiz faculdade de culinaria nos EUA, The culinary Institute of America trabalhei muitos anos por la, 16 horas por dia e se desse uma folga por semana e decidi voltar ao Brasil ha 2 meses mas nao pq nao queria mas trabalhar horarios malucos e ter vida e sim voltar ao meu pais e fiquei assustada, la me considerava uma cozinheira aqui existe um preconceito tenho que falar que sou chef de cozinha para vender meu trabalho.... Afinal para muitos que estao na faculdade de gastronomia no Brasil cozinheira eh aquela que trabalha na casa dos pais e que todo dia que eles chegam da faculdade o almoco esta servido e os pratos serao lavados... a unica coisa que esses estudantes querem eh tirar a roupa cheirando a gordura e aquele sapato que a muitos anos atras nem na moda estava e provavelmete assistir sessao da tarde e entregar cartao de chef consultor.

    Desculpa pela redacao
    Abracos
    Cecilia Ribeiro

    ResponderExcluir
  17. Oláaa a todos mais em especial para Juliana.Eu tenho 28 anos,sou fisioterapeuta a 7 e entrei no mundo da gastronomia a 3 anos,fazendo faculdade.Estou muito mais feliz com o mercado de trabalho,não vejo essa dificuldade toda,acabei de me formar e estou optando por fazer "laboratório" em restaurante de pessoas conhecidas e de amigos que me indica,porque idade não é uma coisa que pesa,o que dificulta e não ter vivÊncia e experiência.As pessoas estão fazendo da gastronomia uma moda,estão esquecendo o que é trabalhar em uma cozinha a 40 graus.....Eu não troco gastronomia por nada....quero estudar muito e sempre,absorver o máximo que puder p fazer um excelente trabalho,e a preocupação com o primeiro emprego eu não tenho porque me sinto tão segura e sei o quanto sou boa no que faço,o qaunto sou responsavel...O que pesa não é a idade,é a vontade que você tem em se atualizar como profissional,porque não adianta ter um jovem de 20 anos se ele não sabe o que quer da vida e não faz nada com seriedade,e nem uma pessoa de 30 ou 40 que não se atualiza.....vocÊ só pecisa AMAR o que faz pra fazer bem feito,isso é automático Abrs a todos Raphaela

    ResponderExcluir